Ir para o conteúdo

Prorrogado o prazo para a inscrição de propostas para o Festival de Inverno UFOP 2024

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Festival de Inverno UFOP 2024
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura prorrogou o prazo para a inscrição de propostas para a composição da programação do Festival de Inverno UFOP 2024 para 14 de fevereiro. A chamada é voltada para coletivos e grupos culturais que participam da vida universitária. As propostas deverão contemplar a realização de ao menos três ações culturais, que serão produzidas pelo grupo proponente com apoio da UFOP.
 
As propostas deverão ser submetidas, pelo formulário de inscrição, por representantes dos grupos que estejam vinculados à UFOP na condição de estudantes, docentes ou técnicos administrativos.
 
Com o tema "Transbordamentos", esta edição busca provocar uma reflexão sobre aquilo que excede os limites das bordas e que não pode ser contido. Para a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, Vanderlice Sol, "na Universidade, esse tema traz à tona o desejo de alcançar relações mais dialógicas com a sociedade, nos afastando daquele velho chavão dos 'muros da universidade'".
 
A chamada aberta para a produção de eventos por grupos artísticos, acadêmicos ou coletivos culturais tem o objetivo de fortalecer essa relação de troca. Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Sandra Nogueira, a participação de coletivos no Festival já acontece há anos, e "a ideia, agora, é garantir maior autonomia para esses coletivos e construir os eventos em conjunto, entendendo que é um projeto realizado por uma instituição de ensino sujeita às normas da administração pública".
 
O Festival de Inverno UFOP é um evento integrado à Política de Cultura da Universidade. Raquel Leite, coordenadora de Cultura da UFOP, diz que a política foi construída por meio de fóruns, debates e estudos que levaram a mapeamentos de agentes e ações culturais realizadas nos três campi da Universidade. "O redesenho do Festival foi uma demanda que surgiu da comunidade e que se tornou uma meta no Plano de Cultura da UFOP. Nós estamos entendendo que os Festivais de 2023 e 2024 são experiências de transição, e nossa meta é ter um desenho de produção estável em 2025", explica.
 
edital prospecção de eventos lançado pela Proex foi elaborado por uma comissão reunida no Fórum de Cultura realizado após a última edição do Festival de Inverno UFOP. O grupo contou com a participação de pessoas de dentro e de fora da Universidade. Após a redação, o documento foi avaliado e aprovado pela Comissão Institucional do Festival de Inverno (CIFI), criada pela Reitoria com o objetivo de acompanhar, apoiar e deliberar sobre os processos de produção do evento.
 
Os servidores da Coordenadoria de Cultura estão disponíveis, presencialmente, das 8h às 17h, no prédio da PROEX, para suporte ou esclarecimento de dúvidas.
 
 

 

Veja também

20 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) publica o resultado preliminar do edital de solicitação de bolsas para as ações...

Leia mais

19 Março 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) torna público o resultado final da seleção de propostas culturais que vão compor...

Leia mais

5 Março 2024

Produzido pelo Centro de Extensão e Cultura de Mariana (Cemar), o "Caderno Cemar" tem como objetivo divulgar as ações de...

Leia mais

1 Março 2024

A Central de Empresas Juniores (CEJ) da UFOP oferta um novo curso virtual, o "CEJ Informa". O objetivo é capacitar...

Leia mais