A extensão universitaria faz parte dos pilares da educação no ensino superior, juntamente ao ensino e pesquisa, contribuindo para a formação profissional de forma humana e ética.
A curricularização da extensão tem como objetivo alcançar uma maior adesão a participação dos docentes e discentes, por meio do Plano Nacional da Educação - PNE, do decênio de 2014 -2024, contribuindo com a comunidade na solução de problemas e melhorias.
Com isso, todas as instituições de ensino superior terão que garantir 10% da carga horária total dos cursos de graduação em extensão, sendo esta inclusa na carga horária total, sem o aumento ou redução da carga total. Todavia, por meio da curricularização é possível garantir de forma prática visando a realidade da comunidade, compreendendo os problemas da sociedade, beneficiando e entendendo de forma prática os aprendizados abordados dentro da universidade com uma aplicação social.
Para entender o processo de curricularização e suas implementações na prática, a Ufop disponibilizou o seu Guia de Curricularização, disponível no anexo.
Guia de curricularização da Ufop
Plano para Curricularização dos cursos de graduação do ICEA
Mapa de potenciais instituições parceiras. Aqui neste mapa, você visualiza instituições que são potenciais locais para se realizar ações de extensão.