A professora Fernanda Tatia Cruz, coordenadora dos projetos "A química de Sherlock Holmes na resolução de mistérios utilizando o método científico e a lógica dedutiva" e "Kits educativos sobre Química Experimental para discentes/docentes do 2° ano do Ensino Médio"  disponibiliza materiais de estudo para a comunidade.

Os projetos tem como objetivo de abordar a Ciência/Química com uma conduta investigativa, afim de popularizar a ciência para estudantes da rede pública do Ensino Fundamental e Médio. A contextualização é feita de forma lúdica com os assuntos e mistérios apresentados na série série britânica de televisão de drama policial intitulada Sherlock. Esta, baseia-se nas histórias do detetive Sherlock Holmes escritas por Sir Arthur Conan Doyle.

A utilização de interatividade é essencial para a aprendizagem, apresentando a Química Forense como uma base, criando oportunidades de diferenciadas experiênicias, em que o aluno tem participação ativa e interação durante o processo de ensino.

Haverá a participação ativa do aluno, integrando-o durante o processo de ensino e aprendizagem, motivando-os e incentivando na inserção da Química no cotiano e demonstrando as suas diversas ramificações.

É possível acompanhar os materiais e suas atualizações pelo link disponível abaixo.

A química de Sherlock Holmes na resolução de mistérios e utilização da lógica dedutiva.