CONEC elabora Programa de Cultura

Outubro 29, 2021

Na terceira reunião ordinária, realizada em 19 de outubro de 2021, o Alto Comitê de Promoção e Cultura da UFOP aprovou a criação do Plano de Promoção da Cultura da UFOP - PIFCULT.

O programa visa promover a produção, o desenvolvimento, a divulgação e a frequência de obras artísticas e culturais em ambiente universitário.

As ações formuladas no âmbito do plano também devem ser pautadas pelo princípio da abrangência, envolvendo ao máximo a comunidade e demais segmentos da sociedade. Além disso, o plano visa desenvolver ações que integrem ações de ensino, pesquisa e extensão.

Por meio desse plano, o desenvolvimento da ação cultural será apoiado das seguintes formas:

• Criação e produção artística e cultural individual ou coletiva;
  • Intercâmbios de saberes e de produções artísticas e culturais;
  • Montagem e/ou itinerância de espetáculos ou exposições;
  • Realização de eventos artísticos e culturais, com particular atenção para ocupação de espaços e equipamentos da UFOP;
  • Preservação de acervos.

O apoio será oferecido na forma de bolsa de estudos, transporte, contratação de serviços e atendimento aos colaboradores da UFOP. A última forma de apoio será supervisionada por ela mesma.

Raquel Leite, nomeada Cordenadora Cultural, comenta que o CCULT avançou muito nos três anos de existência: “Fizemos o processo de formação da rede museológica e de acervo da UFOP e aprovamos a política cultural da instituição, estamos construindo coletivamente um projeto cultural. Durante a pandemia, produzimos eventos virtuais com diversas artes e culturas, e iniciamos o processo de mapeamento dos agentes e ações da cultura universitária. ”

Raquel Leite também destacou: “A aprovação do Programa de Promoção de Instituições Culturais da UFOP é outra ação importante nesse sentido, que define as áreas e procedimentos que nos permitem emitir editais de incentivo, fortalecer e promover as ações culturais, e de prover para o nosso formação horizontal de alunos e promoção e democratização do acesso da comunidade à cultura. "

Acesse aqui o regulamento do programa, e as resolução CONEC nº 08 e CONEC nº 09 para mais informações.